• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

MOVIMENTO SOCIAL SÃO JOÃO BATISTA - MOVISO

 

O Movimento Social São João Batista,  MOVISO, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, relacionada a serviços comunitários da Pastoral Sócio-Transformadora, desenvolvido pela Paróquia São João Batista (Catedral) da diocese de Caratinga-MG.

O MOVISO foi fundado em 1987, por iniciativa do Monsenhor Raul Mota de Oliveira, que na época era pároco da
Catedral. Todos os dias vários moradores de rua e andarilhos compareciam no salão paroquial da Catedral e solicitavam alimentação. A demanda foi aumentando e o espaço não mais comportava tantas pessoas até porque essa não era a finalidade do salão.
Diante desta situação, o Monsenhor Raul reuniu-se com outras pessoas da comunidade para discutirem sobre a criação de uma casa de atendimento a andarilhos e mendigos.

MOVISO - Em Dezembro de 2016

O Movimento Social São João Batista, MOVISO, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que presta serviços dentro da pastoral sócio transformadora, tendo como publico alvo pessoas em situação de rua e migrantes em situação de vulnerabilidade social e humana.

O atendimento se estende às pessoas procedentes de outras cidades ou estados e que se apresentem em situação de rua, visando sempre seus retornos às cidades de origem.

A entidade também mantém atividades voltadas para coleta, compactação, venda e reaproveitamento de material reciclável de todas as espécies, fornecendo trabalho aos seletores cadastrados na entidade.

São fornecidos aos assistidos refeições (café da manha, almoço e café da tarde), roupas, calçados, e banhos, diariamente.

Para adequação às exigências da Lei Orgânica do Conselho Nacional de Assistência Social, a fim de promover os direitos de cidadania aos migrantes e pessoas em situação de Rua da Cidade de Caratinga e prestar a assistência em consonância com as demandas e exigências da sociedade e do próprio Conselho Municipal de Assistência social, a partir de abril de 2016, foi firmado parceria com o CREAS (Centro Especializado de Assistência Social) para a triagem e direcionamento das pessoas a serem atendidas pelo MOVISO, a fim de atender somente o público alvo da entidade. E mensalmente, a Assistente Social e Psicóloga desse Centro Especializado ministram palestras/dinâmicas visando o desenvolvimento das pessoas atendidas, a fim de criar sonhos, esperanças e sempre na tentativa de retirá-los da mendicância, através de oferta de orientação e apoio especializados e continuados aos indivíduos e famílias.

A média de atendimento diário da entidade é de 28 pessoas, dando um total de 526 atendimentos mês, sendo 43 pessoas de outras cidades e 473 da própria cidade, segundo Resumo de Atendimentos do mês de novembro de 2016. Sem este auxílio, estas pessoas, estariam, certamente, pedindo de porta em porta em nossa cidade.

Atualmente a entidade MOVISO sobrevive de doações da comunidade e de repasse mensal da paróquia da Catedral, sem nenhuma verba fixa por parte dos governos Federal e Estadual. Junto ao Município de Caratinga temos o convênio PAA (PROGRAMA DE APOIO AO ALIMENTO) e o pagamento de Água e Luz.

Além do apoio material aos assistidos, são ministradas palestras, na sede da entidade à Rua Nova 608, tendo como objetivo proporcionar ao público alvo, maiores oportunidades e melhores condições de vida através do atendimento socioeducativo, cultural, educação ambiental e cidadania, com o apoio de uma Enfermeira voluntária que ministra oficinas educativas, conversando sobre saúde, para adoção de medidas saudáveis.

Hoje a entidade possui 3 funcionárias e alguns voluntários que auxiliam nas tarefas diárias.

Por tudo isso, entendemos que neste momento o MOVISO presta importante ajuda ao Desenvolvimento Social de Caratinga.

Vânia Maria Rodrigues Felix

Desde o mês de fevereiro de 2016 estamos tendo uma vez por mês a Santa missa para os amigos, assistidos, diretoria e funcionários... 

Temas diversos são abordados todo mês - momento de formação.

 Doações que chegam sempre ao MOVISO, graças a bondade do nosso povo

Horário do Almoço - momento sagrado para os nossos assistidos 

Celebração da palavra com o Pe. Moacir Ramos Nogueira