• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

O Mosteiro não vai fechar-se! Recado às Jovens Católica

Postado por Pe Moacyr Ramos Nogueira em 09/jun/2019 - Sem Comentários

Por que a Diocese de Caratinga tem um clero numeroso (94 Padres!), totalmente dedicado ao serviço do Povo de Deus? Dentre outros motivos, é porque temos, há 56 anos, uma Comunidade de Irmãs Contemplativas, a rezarem dia e noite, de modo especial, pelas Vocações Sacerdotais.

Trata-se do Mosteiro Nª Sª do Rosário e São José, no Bairro das Graças, Caratinga, MG. Atualmente, com 4 irmãs apenas. Segundo o recente Documento da Igreja “Cor Orans”, os mosteiros, com menos de 6 irmãs, devem filiar-se a outro, ou então fechar-se. Filiando-se, elas continuariam aqui, sob a direção daquele outro Mosteiro.

O que é a vocação contemplativa

 Vejam o que escreveu o Papa Francisco às Irmãs contemplativas (Vultum Dei Quaérere, Buscar o Rosto de Deus, nº 9).

“A vida consagrada é uma história de amor apaixonado pelo Senhor e pela humanidade: na vida contemplativa, esta história constrói-se, dia após dia, através da busca apaixonada do rosto de Deus, na relação íntima com Ele. A Cristo Senhor, que «nos amou primeiro» (1Jo 4, 19) e «Se entregou a Deus por nós» (Ef 5, 2), vós, mulheres contemplativas, respondeis com a oferta de toda a vossa vida, vivendo n’Ele e para Ele, em «louvor da sua glória» (Ef 1, 12). Nesta dinâmica de contemplação, sois voz da Igreja que incansavelmente louva, agradece, geme e suplica por toda a humanidade e, com a vossa oração, sois colaboradoras do próprio Deus e reergueis os membros cadentes do seu corpo inefável.

A figueira estéril

 Ouçamos também a Palavra de Jesus. Neste 3º domingo da Quaresma (24 de março), ouvimos Jesus nos contando esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontrou. Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra’? Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa ainda este ano. Vou cavar em volta e por adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então a cortarás’ ” (Lc 13, 4-9).

 O Mosteiro não vai fechar-se, por ora

 De 28 de janeiro a 2 de fevereiro deste ano, a Federação dos Mosteiros Concepcionistas do Brasil, que se compõe de 17 mosteiros, realizou, em São Paulo (Mosteiro da Luz), uma Assembleia Extraordinária, com a presença de 14 deles. Decidiu-se ali, em obediência às determinações da “Cor Orans”, que, até dia 15 de março, os Mosteiros com menos de 6 irmãs deveriam se decidir se se fecham ou se se filiam a outro Mosteiro.

Em fevereiro, as nossas irmãs estavam inclinadas a fechá-lo, por motivo da ausência de vocações há vários anos. Aqui vem a parábola da figueira.

Como aquele empregado, a Diocese de Caratinga lhes pediu: Deixa mais um ano! Vou cavar em volta e por adubo… Vamos insistir em convidar mais vocacionadas, vamos rezar mais pelas vocações contemplativas concepcionistas, vamos fazer mais penitência, mais caridade! Vamos realizar o Encontro Vocacional em agosto… Se não aparecer nenhuma vocação, então fechem!

E vem então a boa notícia: as irmãs do nosso Mosteiro decidiram pedir a filiação ao Mosteiro de Macaúbas (Santa Luzia, MG), por 1 ano! (Igual à Parábola!) Esta decisão já foi enviada pela Federação para a Santa Sé!

Pedimos a oração de toda a nossa Diocese pelo Mosteiro Nossa Senhora do Rosário e São José. E às moças vocacionadas, que entrem logo em contato com o nosso Mosteiro, venham conhecê-lo, conhecer as Irmãs, passarem um final de semana com elas, e se inscreverem para o Encontro Vocacional, dias 17 e 18 de agosto próximo. E se tornarem candidatas!

Como fez o jovem Bernardo (Cf. Recado nº 1), que elas se entusiasmem e tragam outras colegas e amigas, também vocacionadas. E, assim, deem nova vida ao nosso Mosteiro, impedindo o seu fechamento definitivo!

Pedimos a todos, especialmente aos Srs. Padres, que encaminhem ao nosso Mosteiro nomes e endereços de moças ou senhoras vocacionadas para a vida contemplativa, que existem, certamente, em sua Paróquia!

Endereço do Mosteiro Nª Sª do Rosário e São José

 Abadessa: Madre Maria do Rosário.

Rua Santa Beatriz, 333. CEP 35305-003 Bairro das Graças, Caratinga, MG.

Telefones: (33) 3321-9741; WhatsAPP Oi (33) 98850-2771.

E-mail: <mosteirorosario2018@gmail.com>.

Mons. Raul Motta de Oliveira – Pároco Emérito da Catedral