• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

“SONHAR É ARTE, REALIZAR FAZ PARTE”

Postado por Pe Moacyr Ramos Nogueira em 07/set/2018 - Sem Comentários

Com nossos sonhos complementamos o sentido de almejar, de desejar e também, é claro, de sonhar. Sonhar de olhos abertos dentro de uma realidade particular onde tudo é possível e existe de acordo com a sua vontade. Onde ninguém pode dizer que não vai dar certo ou que não vale a pena. Nossos sonhos exigem determinação e uma vontade de realização. Determinar metas, planos e estratégias são processos que fazem parte do sonhar, de crer que algo é válido, sentir que é certo e desejar de forma árdua algo, enquanto determinar-se é tudo isso, juntamente com a vontade de fazer acontecer e de tornar o simples ato de sonhar, algo concreto e que de fato saia daquela realidade particular e entre no real, causando impactos e transformações na vida que descobriu nos sonhos, a arte de realizar.

Os paroquianos da catedral, juntamente com os padres que aqui trabalharam, sonharam com seu Centro de Pastoral, e juntos, lançaram as primeiras sementes.  Confesso que eu também, no meu ofício de pároco, sonhei e quis acreditar que isso seria possível. E o que vemos hoje? Um sonho realizado. Louvado seja Deus!

Aqui tomei posse como pároco em 16 de janeiro de 2016. Logo após a posse, tomei conhecimento de tudo sobre a paróquia, conheci o terreno adquirido pela catedral com a finalidade de edificar o centro de pastoral, procurei saber sobre o projeto arquitetônico que já estava iniciado. Finalizamos o projeto e encaminhei o mesmo para dar inicio ao projeto estrutural, projeto hidráulico, projeto elétrico e prevenção de incêndio e, ao mesmo tempo, já procurei algumas construtoras para fazer alguns orçamentos. Após ter em minhas mãos as propostas, analisei tudo e decidimos fechar com a CIB Engenharia, Construtora Irmãos Boy. Foram duas grandes empreitadas; uma para alvenaria e outra para acabamento.

No dia 5 de março de 2016, um sábado, após a missa das 6:20h na catedral, seguimos, convidei os participantes da missa para participarem da bênção da pedra fundamental e, com a presença do bispo diocesano Dom Emanuel e de alguns fiéis, procedemos o rito da bênção. A partir daquele momento tinha a certeza de que seria uma missão árdua, porém confiante de que, onde tem a bênção de Deus, coragem, fé e determinação, nada falta. Daí, providenciamos toda a documentação incluindo sondagem de solo, projetos… e iniciamos a obra, com a bênção de Deus, na segunda quinzena de maio de 2016.

Acompanhei de perto cada metro da obra que ia sendo construída. O dia que ia menos à obra, devido à rotina dos trabalhos paroquias, eram umas 3 ou 4 vezes. Na maioria dos dias, e sobretudo, quando ia chegando aos finalmente da construção, além de passar quase horas inteiras na obra, alguns dias chegava a umas 8 a 10 visitas. Como foi gratificante acompanhar bem de perto toda a edificação de nosso Centro de pastoral. Me lembro aqui de uma canção muito bonita e cito sua primeira estrofe: “Cada palmo dessa estrada eu conheço bem, vou levando minha vida nesse vai e vem; não tem chuva, não tem sol; não tem noite, não tem dia; cada passo dessa estrada levo alegria”. Parafraseando essa canção digo que: Cada palmo dessa obra eu conheço bem. E é verdade!

Louvado seja Deus! Foram pouco mais de dois anos de trabalho e tudo ficou pronto como tinha pensado. Deus é bom! O momento de ação de graças foi marcado por muita alegria e participação de nossa comunidade. Nesta edição especial de nosso Informativo você poderá conferir vários textos e fotos do nosso magnifico Centro de Pastoral São João Batista. Obrigado Pai do Céu! Deus abençoe a todos!

Pe. Moacir Ramos Nogueira – Pároco da Catedral