• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

Catequese de Crisma da Catedral – Inspiração Catecumenal

Postado por Pe Moacyr Ramos Nogueira em 14/jun/2018 - Sem Comentários

O Diretório Diocesano de Catequese traz, como finalidade primeira, o encantar-se e apaixonar-se pela pessoa de Jesus Cristo. Apenas quem conhece se torna capaz de amar. Conhecer, neste sentido, é “experienciar, é viver o encontro pessoal, é deixar-se marcar pela presença da pessoa encontrada”. Bento XVI escreveu em sua carta “Deus caritas est”:  não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação deci

A fim de favorecer o encontro entre os catequizandos e, de cada um deles, com a Pessoa de Jesus Cristo, a Catequese da Catedral aceitou a proposta da Igreja de realizar uma Catequese de Inspiração Catecumenal. Percebe-se que não significa “copiar” a forma de catequizar da Igreja primitiva, mas sim, inspirar-se.

Neste processo de formação, destacamos uma Catequese fundamentalmente bíblica e que possa contemplar a família em todas as suas etapas. Utilizaremos também, como inspiração, o RICA – Ritual da Iniciação Cristã de Adultos. Este documento contempla vários ritos que muito nos ajudarão neste novo jeito de catequizar.

O rito, por sua natureza simbólica, diz o documento 107 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), mexe com os sentimentos, envolve a comunidade e se repete fortalecendo o que já foi assumido. Traz uma preciosa experiência do belo, do sublime, do mistério de amor divino que tudo envolve. Símbolos e ritos realizam o encontro com Deus e ajudam a perceber a presença do mistério divino em todas as coisas.

Em preparação para o Sacramento da Crisma, que acontecerá no dia 8 de novembro, serão realizados momentos celebrativos com os catequizandos,  suas famílias e toda a comunidade. Serão: o rito de  Acolhida com a Entrega da Cruz; o rito de Inscrição ou eleição do Nome; o rito de entrega da Palavra; o rito de Entrega do Credo e o rito de entrega do Pai Nosso. “Esses três últimos expressam, na Comunidade, a tradição de entregar os tesouros da fé às novas gerações”.

No dia 27 de maio de 2018, na Celebração Eucarística da Solenidade da Santíssima Trindade, às 10h30min na Catedral de São João Batista, realizou-se o primeiro rito: O de Acolhida e entrega da Cruz, presidido por padre Moacir, nosso pároco. A liturgia do dia possibilitou a acolhida de forma amorosa “Eis que estou com vocês todos os dias…” Receberam a cruz, sinal de que estão dispostos a aderir ao projeto do Pai. Momento especial de muita bênção para todo o povo de Deus! Foi nítida a satisfação, tanto dos catequizandos como de seus pais e padrinhos, de se encontrarem com o Senhor a cada palavra, cada gesto, cada música…

Que a Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, interceda para que, de fato, possamos formar uma comunidade de amor, a partir do Encontro com o Espírito Santo. E que, alicerçado neste Encontro, cada catequizando se torne discípulo missionário deste Deus Uno e Trino!

Silvana Patrícia – Coordenadora da Catequese