• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

Ordenação Diaconal de Josimar e Samuel

Postado por Pe Moacyr Ramos Nogueira em 09/fev/2018 - Sem Comentários

Os seminaristas Samuel Garcia de Moraes e Josimar Franco Floreado foram ordenados diáconos durante a celebração eucarística, na tarde de domingo, 4 de fevereiro, na Catedral de São João Batista, em Caratinga.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada por 38 padres. Centenas de fiéis, de diversas paróquias da diocese, acompanharam a celebração.

Dom Emanuel enfatiza que o diaconato é parte da caminhada para o sacerdócio e acontece ao final do curso de teologia, após os ministérios de leitor e acólito. “Diaconato é uma palavra que vem de ‘diaconia’, em grego, que significa serviço”, disse. Lembra ainda que o diácono já é parte do clero, já tendo o compromisso de participar das reuniões do clero e estar presente nos atos diocesanos de relevância, fazendo parte da comunidade presbiteral.

Os diáconos Samuel e Josimar são naturais das paróquias de Nossa Senhora do Rosário, de Entre Folhas, e Nossa Senhora da Penha, de Pocrane, respectivamente. Ambos foram acolhidos no Seminário Propedêutico São José, de Ubaporanga, no ano de 2006. Em 2007 iniciaram o curso de filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário. Para um melhor amadurecimento e discernimento, os dois tiveram experiências vocacionais fora do Seminário, para onde retornaram, Samuel em 2014 e Josimar em 2015 para a conclusão do curso de teologia.