• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

Outubro Rosa: Semana Dedicada a Mulher

Postado por Pe Moacyr Ramos Nogueira em 29/out/2017 - Sem Comentários

Semana riquíssima nos proporcionou nossa Paróquia, através da iniciativa de nosso Pároco, Padre Moacir, quando promoveu, dos dias 23 a 26, a SEMANA DEDICADA À MULHER – OUTUBRO ROSA. De segunda a quinta fomos brindados com a sensibilidade de mulheres que já ocupam papel de destaque na sociedade em que atuam, compartilhando conosco preciosidades que nos tocaram em nossa essência feminina, fazendo-nos refletir sobre temas que nos inspiram o desejo de mudanças urgentes!

SER MULHER EM DIFERENTES ETAPAS DA VIDA foi a abordagem da psicóloga Juliana, alertando-nos para a necessidade e urgência de autoconfiança, de amor próprio, de nos enchermos de vida, de nos sentirmos queridas e amadas, em sintonia com o momento da vida em que nos encontramos e com o nosso maravilhoso Deus.

Na verdade não estávamos ali para ouvir o que estamos cansadas de saber: o objetivo não era falar de afazeres domésticos, casamento, filhos, obrigações… Não! Falou-se incessantemente na mulher enquanto mulher, na amplitude de seu vastíssimo universo, onde buscamos ser felizes e tornar reais nossos muitos sonhos…

Dra. Natália, Ginecologista, de forma direta e incisiva, tratou do tema SAÚDE DA MULHER E O CÂNCER DE MAMA, causando-nos certo alívio quando esclareceu que, se descoberto a tempo o tumor, as chances de cura são de até 90%! Conscientização e prevenção podem salvar nossas vidas; ser vigilante é nossa responsabilidade!

Na terceira noite de palestras, a nutricionista Andreza, com o tema SAÚDE E BEM ESTAR, enfatizou o papel da alimentação na vida do ser humano, ali, de modo especial, a da mulher. É no mínimo razoável dizer que somos aquilo que comemos; muitas doenças que hoje acometem as mulheres são reflexos de nossas condutas alimentares, e por isso mesmo exigem maiores cuidados de nossa parte.

Fato é que a alimentação balanceada, aliada a exercícios físicos regulares e vida social com qualidade, seria o tripé para a prevenção de diversas doenças, inclusive prevenir vários tipos de câncer, porquanto, devemos valorizar o que Deus nos favoreceu pela natureza, prescindindo de gorduras, enlatados, embutidos e congelados. É premissa que nos re-eduquemos para que nosso corpo, mente e espírito convivam em harmonia!

Para fechar com chave de ouro a “semana rosa”, a enfermeira Selisvane nos incitou a entender e aceitar o envelhecimento com naturalidade, valorizando aquilo que ninguém tira daquele que já se encontra na feliz idade: a riqueza de sua larga experiência de vida!

Poucas coisas são mais gratificantes para uma mulher do que ouvir que a terceira, quarta e quinta idades não são uma sentença de morte; seria, sim, a oportunidade de fazer coisas que gostaríamos de ter feito, mas não nos foi possível, porque as prioridades eram outras.

É preciso crer que sempre há tempo de realizar nossos planos e sonhos, se não se pode mais ser produtivo de uma forma, certamente será possível de outra, basta acreditar que somos capazes, e que nossa felicidade e bem viver dependem das escolhas que fazemos, de priorizar o que é, de fato, importante, de nos cuidarmos e sermos cuidadas, de nos amarmos como ser único que somos, de sermos felizes e plenas…

Alessandra Valente