• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

Novena de Nossa Senhora Aparecida na Catedral: 300 Anos de Bênçãos e Graças

Postado por Pe Moacyr Ramos Nogueira em 15/out/2017 - Sem Comentários

A devoção  a Nossa Senhora Aparecida é a expressão máxima do amor e da fé do povo brasileiro. Fomos privilegiados e distinguidos na participação do Ano Mariano e da graça, dos 300 anos de esperança lembrando o encontro da imagem da Virgem Maria nas águas do rio Paraíba do Sul. Nossa Senhora ficou com a cor escura dos sofredores escravos. Encontrada por três pescadores: João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia que pescavam para o conde de Assumar e, a pesca estava escassa. Grande milagre aconteceu: o encontro da imagem da Virgem Aparecida.

Sabemos que Deus não se esqueceu de seu povo e, por isso, veio em seu socorro. Nossa Senhora veio ser solidária aos pobres e negros, que eram alquebrados pela escravidão. Aquela pequena imagem trouxe a esperança e fez nascer a fé naquele povo sofrido.

São 300 anos de bênçãos e de graças, na certeza de que todos nós fomos abençoados.

Na Paróquia da Catedral de São João Batista não foi diferente a demonstração de fé, esperança, amor e através da novena realizada em honra a Nossa Senhora Aparecida durante os dia 13/10 a 11/10.

Nosso pároco Pe. Moacir Ramos Nogueira, grande entusiasta e devoto de Nossa Senhora preparou com muito carinho a novena de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e, convocou toda a Paróquia para que pudéssemos juntos prestar a nossa homenagem Àquela que é nossa intercessora junto a seu Filho Jesus.

Durante a novena fomos convidados pelo Pe. Moacir a refletir e lembrar dos irmãos menos favorecidos e partilhar com eles alimentos. A entrega dos alimentos foi feita na procissão do ofertório e eles serão doados a entidades filantrópicas que necessitam do apoio de nossa comunidade. A arrecadação foi fabulosa e temos a convicção que fará muito bem aos nossos irmãos. Agradecemos a todos pela disponibilidade.

Todos os dias em ato de humildade diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida os paroquianos ofereciam sua vida, onde tivemos a oportunidade de assistir a revelação da piedade e a participação assídua da comunidade.

As crianças tomaram parte nas cerimônias onde foram consagradas à Nossa querida Mãe.

A celebração eucarística no dia 12/10, às 19 horas, presidida pelo Pe. Moacir foi o ápice da novena, quando em nossa Catedral repleta de fiéis, todos cantavam, louvavam e neste grande momento realizou-se a consagração a Nossa Senhora, e muitos foram os pedidos: por um Brasil melhor sem corrupção, pelas famílias, crianças, paz, pela tragédia na creche de Janaúba, pela unidade da Igreja.

A escritora Marilene Godinho declamou com ênfase a poesia O Milagre de Aparecida, prestando uma homenagem à Nossa Mãe do Céu.

Assim, encerramos a nossa novena fazendo um apelo a Nossa Senhora, a Mãe dos aflitos, dos pobres, dos sofredores, dos oprimidos, dos desvalidos e aqui pedimos a perseverança na fé e a sua bênção:  “Dai-nos a bênção ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida!”.

Dora Bomfim Pereira do Vale