• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

Sinal de esperança

Postado por Pe Moacyr Ramos Nogueira em 16/ago/2017 - Sem Comentários

Muitas pessoas se desesperam quando se envolvem com os problemas do cotidiano. Isso é sinal de fragilidade e de desequilíbrio emocional, provocado pelo contexto social do momento, mas também pela própria identidade e formação de cada indivíduo. As pessoas existem para viver, descobrindo na vida as motivações de esperança, olhando para o futuro como possibilidade concreta de felicidade.

A História da Salvação projetada pelo Senhor da vida, que perpassa por todo o Antigo Testamento e continua nos novos tempos, tem suas marcas dentro do contexto da Sagrada Escritura. A Bíblia está recheada de figuras concretas de pessoas que acreditaram em projetos de esperança. Foram grandes sinais de vida e de construção do Reino de Deus, e lutaram para realizá-lo com determinação.

Entre tantas personagens bíblicas, que foram modelos para as novas culturas, destacamos a figura de Maria, a Mãe de Jesus Cristo, pessoa simples, mas com personalidade forte e determinada. Sua postura foi indiscutivelmente firme, levando avante o “sim” como resposta a uma proposta desafiante no projeto de Deus. O “Faça-se em mim segundo sua a tua palavra” (Lc 1,38) a identifica no projeto.

Porque acreditou em Deus, Maria foi sinal concreto de esperança. Conseguiu enxergar o futuro, mesmo enfrentando grandes sofrimentos, um mundo promissor. Ela é sinal de conquista, de ânimo e de superação das contradições. É espelho de esperança para cada brasileiro, num país de tantos desafios e contravalores. Tudo isso para dizer que é possível um Brasil diferente e saudável.

O que os brasileiros podem esperar das lideranças do país? Pela globalidade de práticas ofensivas ao povo, realizadas pelos atuais políticos brasileiros, faltam sinais concretos de esperança. A sensação é de que há necessidade de nascer político honesto, com hombridade e capaz de recuperar a credibilidade do povo, que não pode continuar desapontado e preocupado com seu futuro.

Acreditamos que ainda há sinal de esperança, porque Deus age para o bem, mesmo por caminhos tortuosos. O interessante é que Ele usa das pessoas simples para construir grandes obras. Isso pode acontecer na hora em que menos se espera. Significa que nem tudo está perdido e o momento pode chegar. O sopro do Espírito de Deus é imprevisível, o hoje passa e a história continua.

Dom Paulo Mendes Peixoto – Arcebispo de Uberaba.