• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

Presbítero: O Profeta da Paz, da Justiça e da Esperança

Postado por Pe Moacyr Ramos Nogueira em 31/jul/2017 - Sem Comentários

Agosto, mês vocacional, tempo especial da graça de Deus para aprofundarmos nossa reflexão sobre as vocações, de maneira geral. Ei-las: vocação familiar, vocação religiosa, vocação do catequista, dos leigos, enquanto protagonistas da Igreja, e vocação presbiteral.

No dia 4 de agosto, celebramos o dia do padre. Quem é o padre? O padre é um presbítero, um ser humano, chamado por Deus, para atuar no mundo concreto das pessoas; portanto, presente nele para santifica-lo em Jesus Cristo, o Sumo e eterno Sacerdote.

O presbítero é aquele homem que foi ordenado belo bispo, provisionado para, eclesialmente, exercer o profetismo cristão, construindo, na história concreta das pessoas e das comunidades, a paz, fruto da justiça divina; a justiça, reflexo da misericórdia, e a esperança, capaz de nos fazer fraternos no já da nossa existência temporal.

A vocação presbiteral não é um chamado para o individualismo; ela existe para uma pertença à Igreja, cujo serviço é a missão. O sacerdote não pode se deixar sucumbir pelas armadilhas do “sucesso” e da “fama”, amplamente defendidas e propaladas pelos múltiplos veículos da história contemporânea. Ser presbítero na Igreja Católica é ser portador da proposta libertadora de Cristo, em comunhão com o Pai, no Espírito Santo.

A nossa diocese de Caratinga é composta de um presbitério zeloso, trabalhador e fraterno. É formada por presbíteros diocesanos em sua maioria, e compartilhada por três famílias religiosas: os Sacramentinos de São Pedro Julião Eymard, os Carmelitas descalços e os Sacramentinos de Nossa Senhora.

Neste ano, celebraremos o dia do padre não no dia 4 de agosto, dia de São João Maria Vianney; mas no dia 3, precisamente na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Minas. Paróquia de nosso ilustre Padre João Geraldo de Gouvêa.

Pe. José Raul dos Santos – Vigário Paroquial da Catedral