• Estava com Saudade de Ti – Eliana Ribeiro
  • Que Santidade de Vida – Mons. Jonas
  • Adeus Ano Velho Feliz Ano Novo
  • NOSSA MISSÃO / ADRIANA ARYDES
  • DAI-ME FORÇAS / Banda Chama

Dom Emanuel Celebra 19 Anos de Ordenação Episcopal

Postado por Pe Moacir Ramos Nogueira em 20/abr/2017 - Sem Comentários

Celebramos nesta noite de quarta-feira, dia 19 de abril, a missa em ação de graças pelos 19 anos de ordenação Episcopal de Dom Emanuel, com uma participação bonita do povo e a presença dos Padres: David, Mateus e Moacir. No final da missa, foi feita uma linda homenagem ao bispo, preparada com carinho e amor pela catequese da Catedral. Parabéns, Dom Emanuel, pelos seus 19 anos de bispo!

Segue na íntegra a homenagem feita pela catequese:
 
“Este Ano Santo é para celebrar Nossa Senhora.” E nada melhor que relembrar os feitos de Deus em nossa vida pelas mãos maternais de Maria. Sábado, dia dedicado a Mãe de Deus, surge o primeiro sinal  de que se tornaria bispo. A Igreja se alegra por ver um novo Pastor que surge com desejo enorme de servir. De forma elegante e sincera deu o seu “sim apaixonado”, graças a Deus.
O seu lema nos serve de consolo: “A serviço da misericórdia”. Que refrigério saber que, como ovelhas que somos, temos um pastor que não fica alheio às intempéries da vida! Orienta-nos, corrige-nos e aproxima o nosso coração do coração de Deus. Lembramos hoje da promessa que o senhor fez: “Eu serei todo de vocês e vocês serão um povo todo meu. Quero ser um Bom Pastor!” Comprometeu-se em cuidar do povo de Deus com ternura; a zelar pelos seminaristas, pupilas de seus olhos; a cuidar dos padres e diáconos com todo carinho; e a abrir as portas para aqueles que são marginalizados na sociedade.  Quanta alegria saber que somos de fato orientados pelo Bom Pastor!
O Livro da Sabedoria nos ensina que quando deixamos o Espírito Santo agir em nós, nos transformamos em amigos e intérpretes de Deus. Para exercer a função de intérprete, é necessário conhecimento. Sabemos que o senhor é conhecedor de várias línguas. Porém, para ser intérprete de Deus, é muito importante a compreensão e vivência da linguagem do amor. Assim, é nesta linguagem que se resume os seus 19 anos de bispo. Dedicação exclusiva à Igreja de Cristo. São 19 anos “espalhando o amor pelo ar”. Quanto a sermos amigos, Santa Teresa afirmava que, amor de amigo se aproxima do amor de Deus. Amigo forte de Deus e dos homens! Em toda sua trajetória, percebe-se de maneira intensa o valor da amizade. Destacamos três: A começar pelo desejo de se tornar sacerdote. Não foi sozinho. Convidou um amigo. E juntos iniciaram esta nova etapa da vida. Não podemos nos esquecer de uma amizade talvez não recíproca. Conviveu com um pároco idoso. Destacou neste período, a paciência e disponibilidade… E por fim, a amizade com Dom Heleno. É contagiante vivenciar o cuidado a ele dedicado. Percebemos uma “profunda reverência aos idosos.”
Todos os desafios são vivenciados com firmeza, dedicação,  estudo e persistência. Seja um simples papel de adolescente no teatro, até decisões importantíssimas do futuro desta diocese centenária. “Como padre, nunca recusei a um pedido do meu bispo; como bispo, jamais recusarei a um pedido do Santo Padre”. Com esta afirmação, fica em evidência a obediência. E nos ensina a sermos obedientes também. Neste tempo, tem despertado em cada um, o cuidado que se deve ter pela Casa Comum. Algo que já estava esquecido, considerado, por muitos,  “fora de moda”…
Parabéns pelo seu pastoreio! A catequese tem orgulho da função que o senhor possui de ser o Bispo Referência do Regional Leste II. É o elo entre a nossa região e a CNBB. Somos agradecidos por despertar em nós o desejo de servir a Deus com alegria e simplicidade. Juntos, continuaremos, na certeza que “Ele está nas coisas pequenas”.
Para finalizar esta singela homenagem, pedimos à Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, santa de nossa devoção,  que interceda por todos os sonhos e projetos que estão no coração do senhor e que ela faça cair uma chuva de rosas em nossa diocese.
Catequese da Catedral